Para ajudá-la nessa descoberta, nós do saúde em família listamos os principais sintomas da gravidez. Além disso, uma relação sexual sem uso de contraceptivos fornece, na maioria dos casos, riscos de gravidez. Um dos indícios é a ausência de menstruação, embora tal evento possa estar relacionado a outros fatores, como estresse.
Uma vez que, na gravidez, há alterações hormonais significativas, outros sintomas podem ser observados, além da ausência da menstruação. O fator emocional – seja pela vontade de ser mãe ou pelo receio da gravidez – também propicia a manifestação de alguns possíveis indícios. São eles:
Sintomas de gravidez:
Os primeiros sintomas típicos da gravidez durante a primeira semana são os mais difíceis de identificar, no entanto, algumas mulheres conseguem perceber pequenas diferenças no seu corpo, estas são:
1. Cólicas ou dores abdominais:
Nas primeiras semanas de gravidez é normal sentir um desconforto na parte inferior do abdômen e uma sensação de inchaço na barriga. É uma sensação bem parecida com a que as mulheres sentem alguns dias antes da menstruação. Cólicas também são frequentes porque o útero está em processo de alteração e isto estimula as contrações, provocando desconforto.
2. Sangramento vaginal:
Após a fecundação do óvulo, o embrião percorre as trompas e vai se instalar na parede do útero, entre o sexto e o 12º dia, podendo provocar um pequeno sangramento vaginal que, em alguns casos, pode ser até confundido como a menstruação que está para chegar.
3. Alterações emocionais:
Devido as mudanças hormonais pelas quais o corpo está passando alterações bruscas de humor são consideradas normais. A grávida pode chorar ao assistir um filme ou ouvir uma música, ou ficar irritada ao extremo sem nenhum motivo aparente. Nessa fase, pequenas ações podem ganhar relevância desproporcional.
4. Alterações do sono:
O aumento no desejo de dormir também é bastante comum. A mulher tende a ir dormir mais cedo que o usual e, pela manhã, sente dificuldade para acordar. Trata-se de uma sensação de cansaço maior do que geralmente sentiria antes da gravidez. Esta fadiga pode surgir logo na primeira semana de gestão. Novamente, esta sensação de fadiga, é causada pelas alterações hormonais. Ela tende a desaparecer no segundo trimestre da gestação e retornar no final da gravidez.
5. Alteração da disposição geral:
Assim como o humor, a disposição para as atividades cotidianas também sofre rápidas alterações. Algumas vezes até ao longo de um dia. É possível sentir-se muito bem disposta pela manhã e, à tarde, sentir-se abatida física e mentalmente.
6. Alterações da pele e cabelos:
Aqui, novamente os “vilões” são os hormônios. As mudanças hormonais durante a gestação podem causar mudanças sensíveis na pele e nos cabelos da mulher. Em geral, essas mudanças são notadas como a diminuição ou o aumento da oleosidade. Infelizmente, a acne também está muito associada com estas alterações.
7. Mamas sensíveis:
Inchaço e sensibilidade extrema nas mamas também são bastantes comuns durante a gravidez. Em alguns casos, o simples ato de colocar o sutiã já causa desconforto.
8. Enjoos:
É até lugar comum, mas é uma verdade: os enjoos e os vômitos são sintomas bem típicos da gravidez. Em geral, eles pioram entre a oitava e 16ª semanas da gestação. Mas, infelizmente, existem casos de grávidas que já apresentam os sintomas na segunda semana.
9. Alterações intestinais:
O aumento de gases é bastante comum durante a gravidez e isso já começa a ocorrer nas primeiras semanas. Também podem ocorrer prisão de ventre ou constipação intestinal.
10. Alterações de apetite:
Além das alterações hormonal e emocional, a terceira grande mudança que podemos associar a gravidez é a metabólica. Ela provoca mudanças no apetite, variando entre a inapetência (falta de apetite), a compulsão alimentar ou o aumento de desejo por alimentos diferentes ou combinações inusitadas.
Lembre-se! Para ter certeza se você está grávida, use o teste de gravidez Confirme e descubra a resposta em 5 minutos.
Faça um comentário