Todos nós já sofremos de diarreia em algum momento, e é uma sensação muito desconfortável que impossibilita as pessoas de levarem suas vidas normais, se for uma diarreia muito intensa e duradoura.
Embora não seja uma doença grave, é verdade que, se tivermos diarreia, podemos, além de perder alguns quilos de uma só vez, correr o risco de desidratar facilmente, e esta última pode ser mais delicada. Além de beber muitos líquidos, aqui contaremos como parar a diarreia com alguns remédios caseiros muito eficazes.
Remédios caseiros para diarreia:
Para quem chegou até aqui em busca de remédios caseiros para diarreia temos que começar dizendo para somente utilizá-los após 3 a 4 dias desse problema, pois ele é uma forma de defesa do organismo humano. A diarreia é uma forma que o corpo encontra de eliminar micro-organismos reduzindo as chances de uma infecção, por exemplo.
1. Água aromatizada:
A água aromatizada é uma excelente forma de manter o corpo bem hidratado durante uma crise de diarreia.
Ingredientes:
- 1 litro de água;
- 5 folhas de hortelã;
- 1 colher de sopa de suco de limão ou ¼ de limão;
- 2 fatias médias de melancia cortadas, sem casca.
Modo de preparo:
Cortar duas fatias de melancia, retirar a casca, cortar em pedaços menores e colocar em um jarro.
Juntar o suco de limão e as folhas de hortelã, acrescentar água gelada e misturar.
2. Chá de camomila:
A camomila possui propriedades antiespasmódicas que diminuem as contrações do intestino, reduzindo o desconforto abdominal e ajudando a reter a fezes por mais tempo.
Ingredientes:
- 1 punhado de flor de camomila;
- 10 folhas de goiaba;
- 250 ml de água.
Modo de preparo:
- Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo.
- Apagar o fogo, tampar a panela e deixar amornar, depois coar e beber em pequenos goles várias vezes durante o dia.
- O chá deve ser consumido sem açúcar porque pode agravar a diarreia.
- Uma boa opção para adoçar o chá é adicionar mel.
Quando ir ao médico:
É recomendável consultar um médico se a diarreia durar mais de três dias, estiver acompanhada de sinais de desidratação (como sede intensa, boca seca, pele seca, diminuição da urina, tontura ao se levantar), febre, dor abdominal intensa, sangue ou muco nas fezes, ou se você tiver outras condições de saúde que possam ser afetadas pela diarreia.
Também é importante consultar um médico se você tiver viajado recentemente ou se suspeitar de ter contraído uma infecção transmitida por alimentos.
Como prevenir a diarreia:
Existem algumas medidas que podem ser tomadas para prevenir a diarreia:
- Lave as mãos com frequência: Isso é especialmente importante antes de preparar alimentos ou depois de usar o banheiro.
- Evite alimentos crus ou mal cozinhados: Certifique-se de que os alimentos estão completamente cozidos antes de consumi-los.
- Beba água filtrada ou engarrafada: Evite beber água da torneira em áreas onde a qualidade da água pode ser duvidosa.
- Evite alimentos que possam estar contaminados: Isso inclui alimentos que ficaram expostos por muito tempo ou que foram manipulados por pessoas doentes.
Além disso, faça exercícios físicos regularmente e mantenha uma boa higiene intestinal, como manter uma dieta equilibrada e rica em fibras, beber bastante água e evitar o sedentarismo.
Faça um comentário