O chá verde é uma bebida feita a partir da planta Camellia sinensis, que também dá origem a outros tipos de chá, como o chá preto, o chá branco e o oolong. O que difere todos esses tipos é o processo de preparação de cada um, que garante distintas propriedades medicinais, de textura, aroma e sabor.
Muito indicado para fazer um detox no organismo, o chá verde é uma bebida rica em propriedades medicinais, vitaminas e outros nutrientes importantes para o organismo. Ele é bastante utilizado na alimentação saudável, principalmente por quem quer queimar calorias mais rápido e eliminar as impurezas do sangue.
Quer conhecer todos os benefícios do chá verde e aprender como prepará-lo no dia a dia? É só continuar lendo!
Benefícios do chá verde:
O chá verde pode ser encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais ou farmácias na forma de pó solúvel ou saquinhos de chá. Os principais benefícios do chá verde para saúde são:
- O chá verde possui grande quantidade de antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo, assim, o surgimento de rugas, a flacidez e o envelhecimento precoce.
- O principal componente do chá verde é a cafeína, que possui propriedade diurética que ajuda a combater a retenção de líquidos.
- O chá verde possui propriedades antimicrobianas que ajudam a combater bactérias e vírus, prevenindo o surgimento de doenças como resfriados e gripes causadas pelos vírus Influenza A e B.
- Por ter um efeito diurético, o chá verde ajuda a eliminar o excesso de líquido corporal, desinchando e ajudando na perda de peso.
- O chá verde ajuda a regular os níveis de colesterol, principalmente o colesterol “ruim”, o LDL, devido ao seu poder antioxidante.
- O chá verde inibe a formação de coágulos no sangue, prevenindo doenças do coração como, trombose, infarto e derrame.
- O chá verde pode evitar a formação de cáries e a inflamação das gengivas, diminuindo o risco de desenvolver periodontite.
- O chá verde diminui o estresse oxidativo e melhora a função do hormônio insulina, regulando os níveis de açúcar no sangue e ajudando na prevenção e no tratamento da diabetes.
Além disso, o consumo regular de chá verde ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata, de cólon, de estômago, de mama, de pulmão, de ovário e de bexiga, já que é rico em antioxidantes que evitam os danos causados pelo excesso de radicais livres às células.
Como preparar o chá verde:
O chá verde pode ser preparado sozinho ou junto com limão e folhas de menta, por exemplo, ajudando a diminuir o sabor forte do chá verde.
Ingredientes:
- 1 xícara de água;
- 1 colher de chá, do chá verde;
- Suco de meio limão (opcional).
Modo de preparo:
- Ferver a água em uma panela ou chaleira, adicionar as folhas de chá verde e apagar o fogo.
- Cobrir a panela ou chaleira e deixar repousar por 10 minutos.
- Coar, adicionar o suco de limão e beber frio ou morno.
Como tomar:
- É recomendado tomar de 2 a 4 xícaras de chá verde por dia, que devem ser entre as refeições.
- Já para pessoas que possuem pressão alta, a recomendação é ingerir o máximo de 3 xícaras do chá verde por dia.
O chá verde deve ser consumido entre as refeições, pois pode diminuir a absorção de alguns nutrientes, como ferro e cálcio.
Contraindicações do chá verde:
O chá verde é contraindicado durante a gravidez e a amamentação, assim como para pessoas com dificuldade para dormir, com alterações na tireoide, problemas nos rins ou fígado, anemia, úlceras gástricas e gastrite.
Além disso, o chá verde pode interferir na ação de alguns medicamentos como anticoagulantes, remédios para pressão alta e colesterol alto e, por isso, nesses casos, o consumo do chá verde só deve ser feito após orientação do médico.
Deixe um comentário