Quem nunca reclamou daquela barriguinha saliente? Sempre tem um pneuzinho aqui ou outro ali que incomoda muita gente, não é verdade? E é aí que surgem as receitas milagrosas. É uma dieta daquilo, comer tal alimento em tal horário… são inúmeras tentativas.
Uma delas é o famoso chá seca barriga. É comum ver influencers utilizando e recomendando a bebida. Mas será que isto funciona mesmo? Primeiro, precisamos entender o que é o tal chá seca barriga.
Na realidade, o termo é amplamente usado para se referir a todas as plantas com ações que ajudam a perder peso. Os três principais efeitos encontrados no chá são: acelerar o metabolismo, aumentar a vontade de fazer xixi, ou seja, a diurese, e controle do apetite.
É sempre bom lembrar que o chá não faz milagre sozinho. É importantíssimo combinar uma alimentação saudável e balanceada a uma rotina de exercícios físicos. De qualquer maneira, ele pode, sim, ser um aliado na perda de peso.
Hoje eu vim compartilhar a minha receitas de chás seca barriga. Eu faço esses chás sempre que me sinto inchada ou tenho o intestino preso por vários dias devido a alguma mudança na alimentação.
Para mim esses chás é infalível e não me causa nenhum mal estar, mas lembre-se que se for fazer, tenha sempre a certeza de que você possa consumir todos esses ingredientes. Veja agora como fazer os chás seca barriga.
1. Chá verde com amora:
O chá verde com amora contém propriedades diuréticas e termogênicas, ajudando a desinchar a barriga e acelerar o metabolismo, facilitando a queima de calorias e promovendo o emagrecimento.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas secas de amora;
- 1 colher de chá, do chá verde;
- 150 de água fervente.
Modo de preparo:
- Colocar as folhas secas da amora e do chá verde numa xícara de chá e adicionar 150 ml de água fervente.
- Tapar, deixar repousar durante 10 minutos e coar antes de beber.
Este chá pode ser bebido antes das refeições principais, como almoço e jantar, durante 2 a 3 semanas.
2. Chá verde:
Tomar o chá verde ajuda a emagrecer porque a erva Camellia sinensis tem propriedade diurética, favorecendo a eliminação do excesso de líquido acumulado no corpo e ajudando a secar a barriga. Além disso, o chá também é termogênico, que aumenta o gasto calórico do organismo e facilita a perda de peso.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas de chá verde seco;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
- Juntar o chá verde à água fervente, tampar e deixar descansar por 5 a 10 minutos.
- Coar e beber o chá morno.
- Beber o máximo de 4 xícaras por dia.
O chá verde não é indicado para crianças, para gestantes e mulheres que amamentam. Além disso, o chá verde não é recomendado para quem tem insônia, problemas nos rins ou fígado, anemia, problemas na tireoide, úlceras gástricas ou gastrite. Algumas pessoas podem se sentir mais ansiosas ou agitadas quando bebem o chá verde, sendo importante, nestes casos, diminuir a quantidade de ingestão da bebida.
Pessoas com pressão alta podem beber o máximo de 3 xícaras do chá verde por dia, mas deve ser feito sob orientação de um médico, já que o chá pode alterar a ação de medicamentos para controle da pressão arterial.
3. Chá de gengibre:
O chá de gengibre é ótimo para ajudar a secar a barriga, pois tem ação diurética, diminuindo a retenção de líquido no corpo. O gengibre é termogênico, pois aumenta o metabolismo do corpo, fazendo o organismo gastar mais energia. Além disso, ele diminui a absorção de gordura do alimento pelo intestino e ajuda a controlar a fome, diminuindo a ingestão de comida e contribuindo para a perda de peso. Veja como o chá de gengibre ajuda na perda de peso
Ingredientes:
- 1 colher de chá (1 g) de raiz de gengibre descascado;
- 1 xícara de chá de água.
Modo de preparo:
- Para preparar o chá, basta adicionar o gengibre e a água em uma panela e deixar ferver por 5 a 10 minutos.
- Desligar o fogo, tampar a panela e esperar amornar para coar e beber.
- É aconselhado beber o chá de gengibre no máximo 4 vezes por dia.
O chá de gengibre deve ser evitado por crianças, por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. O gengibre não é indicado para quem tem pedra da vesícula. Assim como também é contraindicado para quem possui doenças hemorrágicas ou que utilizam medicamentos anticoagulantes, porque o gengibre pode aumentar o risco de hemorragias nestes casos.
Pessoas que usam medicamentos para controle da pressão alta e da diabetes só devem consumir o gengibre sob a orientação de um médico, pois ele pode interferir com o efeito desses remédios.
4. Chá de Hibisco:
A flor seca do hibiscus sabdariffa é uma opção muito utilizada para os chás emagrecedores. Em pouco tempo já se tornou uma grande querido por trazer resultados eficazes e muito rápidos.
Ingredientes:
- 1 pau de canela;
- Gengibre fresco ralado (a gosto);
- 10 cravos da índia;
- 500ml de água.
Modo de preparo:
- Coloque a água para esquentar;
- Quando começarem a subir as primeiras bolhas, adicione a canela e o cravo;
- Deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, adicione o gengibre e tampe o recipiente por 3 minutos;
- Você pode coar o chá e consumi-lo ainda quente para que as propriedades sejam mantidas e atuem bem.
Essa alternativa, 100% natural, são os chás seca barriga. Porém, é importante destacar, que não são todos os chás que podem promover o efeito que você deseja, ou seja, eliminar as gorduras indesejadas. Apenas alguns deles são realmente eficazes e podem ser denominados de chá seca barriga.
Deixe um comentário