A natureza nos recompensa com muitos alimentos que podem nos ajudar a regular muitos aspectos da nossa saúde. O repolho é o exemplo claro disso, porque contém tantas propriedades curativas que é capaz de melhorar as articulações e a glândula tireoide. O repolho é um vegetal crucífero que é popular em muitas culturas. Além de ser barato é muito saudável.
O repolho é um dos alimentos mais nutritivos que você pode comer. Pois, ele é rico em cálcio, magnésio, potássio, vitamina c, vitamina k, vitamina a, betacaroteno e luteína, o que é benéfica para a saúde dos olhos. Além disso, ele também é rico em fitoquímicos antioxidantes.
Estudos mostram que o repolho é espetacular para curar doenças relacionadas à tireoide, articulações e problemas musculares. Além disso, existem diferentes maneiras de usá-lo. Confira os benefícios do repolho para saúde.
Benefícios do repolho:
O repolho é um vegetal rico em vitamina e minerais, possuindo diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:
- Melhora a aparência e retarda o envelhecimento da pele, pois os antioxidantes evita o acúmulo de radicais livre, prevenindo o aparecimento de manchas acastanhadas na pele e linhas de expressão;
- Previne doenças cardiovasculares, pois possui antioxidantes e impede que o colesterol seja absorvido no organismo, reduzindo os níveis de colesterol;
- Previne problemas do estômago, principalmente gastrite, uma vez é capaz de evitar que a bactéria H. pylori fique no estômago e se prolifere;
- Auxilia no processo de coagulação sanguínea, já que fornece vitamina K, que é fundamental para a cascata de coagulação;
- Ajuda a emagrecer, uma vez que é um vegetal pouco calórico e rico em fibras, vitaminas e minerais;
- Fortalece o sistema imunológico, já que é rico em vitamina C e antioxidantes;
- Controla a pressão arterial, porque promove a eliminação de sódio na urina;
- Fortalece os ossos, pois é rica em cálcio, magnésio e potássio;
- Melhora o funcionamento do intestino, já que é rico em fibras.
Além disso, o repolho pode ser útil para ajudar no controle do processo inflamatório, além de poder auxiliar no tratamento do reumatismo, gota e náusea e prevenir o aparecimento de úlceras.
O consumo do repolho não possui muitas contraindicações, uma vez que é um vegetal muito rico nutricionalmente e que possui vários benefícios, no entanto seu consumo em excesso pode levar ao aumento dos gases, já que possui muito enxofre em sua composição, o que pode ser um pouco desconfortável.
Além disso, mulheres em fase de amamentação devem evitar o consumo do repolho, pois pode causar cólica no bebê. Assim, é recomendado que o nutricionista indique a quantidade e a forma de consumo mais adequada para a pessoa.
Faça um comentário